Estranhices/Moléculas/Saúde

O que é isso que meu filho chama de leite?

Eu virei mãe de repente, quando adotei dois pequenos com 1 ano e 3 meses, e tive duas semanas para preparar dois enxovais. Foi corrido, intenso e eu aceitei doações, ajudas e recomendações sem realmente ter tempo para pensar. E várias recomendações me levaram a comprar um determinado “leite em pó” especialmente feito para a idade dos meus filhos.

Um dia eu bati o olho na embalagem e li “este produto não é leite em pó”. Oi? É um produto em pó porque eu consigo enxergar o pó. Então quer dizer que o produto não é leite? E todo dia eu chamava os pequenos para tomar o leite, e eles vinham todos sorridentes repetindo “leitiii” para tomar alguma coisa que não é leite? Como assim?

Este tal do “não é leite em pó” contém o seguinte:

  • Leite parcialmente desnatado
  • Xarope de milho (composto de frutose e glicose, ou seja, açúcar)
  • Lactose
  • Óleo de milho, de canola e de palma
  • Frutooligossacarídeos (também usado como adoçante)
  • Sais minerais e vitaminas (assim, sem especificação exata)
  • Emulsificante lecitina de soja (usado para ajudar a misturar o pó na água, pode causar reações alérgicas)

Eu tive palpitações quando percebi que duas vezes ao dia eu oferecia dois tipos de adoçantes, três tipos de óleo e um aditivo para meus filhos consumirem leite parcialmente desnatado. Tudo embaladinho em uma latinha fofa extremamente parecida com a lata do leite de vaca integral em pó. Doei todos os pacotes que ainda tínhamos e eles passaram a consumir leite integral de verdade, em pó ou líquido (que, ainda por cima, são mais baratos).

Quando contei a decisão para a pediatra, ela me disse que o composto lácteo não faz mal para as crianças e que possui uma série de vitaminas importantes para o crescimento. Eu perguntei: “mas se meus filhos comem verduras e legumes variados em todas as refeições e 3 a 4 porções de frutas todos os dias, não preciso dar nenhuma vitamina sintética para eles, certo?”. Certo.

Foi nessa época que eu comecei a ler rótulos. Leio rótulos de absolutamente TUDO o que eu compro, demoro horas no supermercado, busco palavras esquisitas no Google e às vezes volto para casa sem metade da lista de compras porque não entendi exatamente o que estava incluso nos ingredientes.

Enriqueci meu vocabulário com várias palavras difíceis e impronunciáveis quando deixei os blogs de decoração e maternidade para procurar informações sobre alimentação saudável. Mas não encontrei um lugar onde pesquisas sobre alimentação saudável e sustentável estivessem reunidas para me explicar se consumir transgênicos faz mal e que história é essa de deixar as galinhas no escuro para ficarem mais gordinhas. Então, junto com um amigo doido que questiona a existência das bolachas recheadas, criamos este espaço.

Para não negar que somos engenheiros e consultores, nossa ideia é, para cada uma das nossas perguntas sem resposta, pesquisar, organizar fontes e ter uma opinião, para que nós – autores e leitores – possamos decidir se vamos comer ou não comer, se vamos comprar ou não comprar e qual o impacto que essas escolhas causam de verdade ao meio ambiente.

About these ads

4 comentários sobre “O que é isso que meu filho chama de leite?

  1. bela iniciativa esta… ela serve a mais que uma decisão particular de consumir, ou não, determinado produto alimentício… ela é uma possibilidade concreta de pessoas interessadas em uma vida mais saudável se informarem e fazerem escolhas conscientes e, também, como uma forma de pressionar órgãos públicos a trabalharem em prol da população, ao exigirem que empresas esclareçam, DE FATO!, o que consta da composição daquilo que oferecem como alimento à sociedade…

  2. Pingback: Barrinhas, cereais e glicerina | rotulices

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s